Que significa hoje o NATAL?
Que significa celebrar uma festa como o Natal neste tempo e nesta sociedade que, pelo menos aparentemente, se afasta dos valores religiosos e cristãos?
A pergunta é pertinente para todos. Para os responsáveis da vida comunitária, nas suas vertentes cultural, económica, política, religiosa e educativa. Uma pergunta simples: que significa o Natal na nossa cultura? E na nossa economia? E na nossa política comuni-tária? E na nossa religiosidade? E na nossa acção educativa?
Não será que estamos todos a desviar-nos do verdadeiro sentido do Natal? Daquele sentido que esteve na origem da sua celebração, e que se fundamenta no mistério da vinda ao mundo de Jesus Cristo de Nazaré, Filho de Deus, nascido da Virgem Maria?
Todos se referem ao Natal como uma celebração de paz, de harmonia, de solidariedade e de amor fraterno. Não serão apenas palavras? Não serão, quando muito, sentimentos para viver apenas um dia ou uma quadra que limitamos por um ambiente deslumbrante, mas artificial, de cor, de luz e de música?
Que é o Natal de hoje para as crianças? Que lhes dizemos hoje sobre a pobreza efectiva de Jesus? Como se reflecte tudo isso nas prendas que lhe oferecemos sem que elas precisem? Que leitura as ajudamos a fazer das carências de tantos meninos que passam fome, que não têm medica-mentos em África, na Ásia e em tantos países onde não há água potável, nem vacinas, nem brinquedos?
Inquietações! Só inquietações passageiras?
E se nos continuássemos perguntando o que significa hoje o Natal para o mundo da política? Não será apenas uma ocasião para os dirigentes se manifestarem mentirosamente pelos valores da família que não incrementam, da vida que não defendem, da fraternidade que não promovem?
Neste tempo de frenesim e de inquietação, seria bom que cada um parasse um momento para reflectir na verdadeira razão por que celebra o Natal. É para ajudar nesta reflecção que a Medalhística Lusatenas edita, uma vez mais, esta medalha natalícia, desejando a todos a presença nas suas vidas da luz libertadora que o Menino Jesus veio trazer ao seio da humanidade.
Bom Natal!
A noite é fria lá fora,
com gelo nos descampados. Eis que pastores e gados
acordam à estranha luz
dum céu que tudo ilumina,
enquanto Nossa Senhora
agasalha o seu Jesus
com panos de seda fina.
E os anjos entoam glória
à majestade divina!
Magnífica medalha em bronze com o diâmetro de 90mm - Preçtexto de (2005):
Doutor A. Jesus Ramos
Professor de História da Igreja
Medalha em Bronze, biface, módulo 90 mm
Esc. Jorge Coelho
Magnífica medalha em bronze com o diâmetro de 90mm - Preço: €18,50 (inclui os portes para Portugal Continental)
Escultura de Mestre Jorge Coelhoo: €18,50 (inclui os portes para Portugal Continental)
Escultura de Mestre Jorge Coelho