A quadra natalícia que estamos a atravessar apresenta-se, pelo menos no mundo ocidental, como um tempo dedicado à família, aos amigos e à construção da paz entre os homens, as comunidades e os povos.
Qualquer destas três realidades – família amigos e paz entre os homens – surge, no nosso tempo, marcada por um sinal de contradição: por um lado existe no coração humano o grande desejo de usufruir desses bens; e, por outro, verifica-se que estamos ainda longe de os conquistar por inteiro.
A Família continua a ser proclamada por todos como a estrutura fundamental de qualquer sociedade (quem se não sente bem no meio de uma família acolhedora?!) e, no entanto, não deixa, igualmente, de ser alvo de ataques, vindos dos mais variados quadrantes, que a pretendem atingir na sua unidade, na sua indissolubilidade e, até, na sua missão geradora e educadora das mulheres e dos homens deste milénio.
A Amizade, que todos anseiam como dom gratuito e como sentimento puro e desligado de qualquer tipo de interesse, surge-nos, quantas vezes, sem a limpidez que a deveria caracterizar.
E a paz? Que dizer da paz neste mundo e neste tempo marcados pela violência, por ataques constantes à estabilidade dos povos, pela interferência arrogante dos mais fortes sobre os mais fracos? Basta olharmos para o que se passa em alguns países, para concluirmos que a paz deve estar sempre entre os maiores anseios do coração humano. Mas não haverá paz se não houver justiça, e não haverá justiça sem a solidariedade activa de todos os homens e de todos os povos.
A quadra natalícia convida-nos, pois, a apreciarmos estes valores, com os olhos postos no acontecimento central que celebramos: o nascimento de Jesus Cristo, que é « Sol de Justiça» e «Príncipe da Paz».
A Medalhística Lusatenas, ao editar a presente medalha sobre o Natal, pretende contribuir, embora modestamente, para que os sentimentos de amor, de fraternidade e de paz sejam, cada vez mais, uma realidade a unir todos quantos desejam um mundo mais justo e mais solidário.
A. Jesus Ramos
Natal de 2020
Bronze, módulo biface de 90mm
Magnífica medalha em bronze com o diâmetro de 90mm - Preço: €18,50 (inclui os portes para Portugal Continental)
Escultura de Jorge Coelho